A BARBA PICA

Tenho comichão! A barba pica!

Quando os homens começam a deixar crescer a barba, todos eles se vêm com um problema: a terrível e irritante comichão, que ocorre nas primeiras semanas de crescimento. Mas o porquê desta comichão?

O primeiro passo para a compreensão deste problema, é saber o porquê disto acontecer. Se estás à procura de uma resposta rápida, aqui a tens: PORQUE TU CORTAS.

Pode parecer uma resposta estúpida, mas, em grande parte, é a verdade.

cortar

A irritação na cara, começa algumas horas depois de te barbeares, quando os pelos da barba rompem a pele. Isto porque, ao barbear, cortamos a barba em ângulos diferentes, o que faz com que cresçam com arestas vivas e desiguais, causando assim, irritação e comichão durante o seu crescimento. Este problema acontece também, quando se barbeia à pressa.

Outra razão pela qual dá comichão é devido à pele seca.

Combina a pele seca com pontas afiadas e desiguais tentado sair através da pele da nossa cara. A formula perfeita para ficar com uma comichão dos “diabos”.

 

Caso te perguntes: Quanto tempo vou ter que aguentar esta comichão?

Bem, isso é difícil de responder. Todas as barbas são diferentes, mas poderia dizer que terias que aguentar por um período de cerca de 3 semanas, na maioria dos casos. A comichão por vezes pode ocorrer quando a barba já adquiriu um período significativo, mas o porquê disso acontecer é diferente.

 

       1º Limpa a cara e a barba com um bom shampoo

A primeira coisa a fazer para minimizar a comichão e irritação é usar um bom shampoo para a barba.
Todos os dias, milhares de células mortas caiem da pele, mas agora a tua barba agarra nessas células mortas e ficam à superfície da tua cara, sem mencionar a sujidade que se acumula durante o dia (alimentos, suor, pó, …).  Precisas limpar agora! É melhor usares um shampoo específico para a barba que nos ajude a limpar e, ao mesmo, tempo acalmar e melhorar a circulação da pele.

lavar

 

       2º Usar óleo para a barba

Se achas que o óleo para a barba se destina apenas aos mais barbudos, estás totalmente errado. Se tiveres  comichão na barba o óleo será o teu melhor amigo, mesmo que tenhas uma longa barba ou estejas a  começar a deixar crescer. O óleo irá hidratar e acalmar a pele e lubrificar os poros para que o crescimento da barba seja menos irritante.
Basta aplicar algumas gotas na mão e massajar suavemente a cara com os dedos para facilitar a penetração do óleo.

       3º Pentear a barba

Pentear a barba regularmente trás grandes benefícios, não apenas para a barba, como também para a pele.  Pentear activa a circulação sanguínea e vai-te ajudar a livrar das células mortas. Ao pentear não estás apenas a fornecer suavidade e brilho à barba, estás também a forçar o seu crescimento num sentido, impedindo a proliferação daqueles pêlos teimosos em forma de gancho que tendem a regressar à pele para provocar comichão e irritação.

pentear-a-barba

 

Esta é uma das razões pela qual a tua barba pode picar quando já atingiu um comprimento considerável. Usa uma boa escova/pente e verás como a tua barba terá mais brilho e será muito mais homogénea.

  • Ehehehe! Boa ideia teres criado este blogue. É o teu espaço, para as maluqueiras e para falar coisas sérias. Conforme a onda! 😀 Cá espero o desabrochar de um talento 😀 Beijinhos

Pin It on Pinterest

Share This